Sobre Bússolas e Decisões

Você talvez já tenha se encontrado em uma situação um tanto dividida, sem saber o que fazer ou que decisões tomar.

As pessoas o tempo todo me dizem isso: “não sei o que fazer”, “estou numa sinuca de bico”, “estou em um beco sem saída”.

O QUE VOCÊ FAZ PARA RESOLVER UMA SITUAÇÃO ASSIM?

Algumas pessoas procuram “bússolas” humanas. Recentemente, um amigo procurou-me para dizer que havia terminado um relacionamento e disse ” que nada dava certo para ele e que estava fadado ao fracasso”. Em seguida perguntou-me o que fazer. Mencionei algumas experiências no assunto de DECIDIR e de ENCARAR.

Todavia ele queria que eu dissesse à ele uma fórmula mágica para mudar de vida …

“Não há”, disse para ele, que olhou-me desesperançoso.

Meu coração se partiu em pedacinhos!

E o que eu poderia fazer ?

Inventar uma fórmula mirabolante de resolver problemas ? Ou quem sabe, um placebo emocional ?

Talvez se o fizesse colocaria vida de meu estimado amigo em derrocada total, num mundo de plasticidade e futilidades.

Fui firme! Mantive minha resposta.

E mesmo não parecendo a coisa mais certa a fazer e nem a mais fácil, o encorajei:

Pare! pare tudo! Pare tudo o que está fazendo, olhe para dentro de você e DIALOGUE francamente consigo. Diga a verdade nua e crua diante de você mesmo!

Somos tão bons em dizer a verdade alheia com dedo em riste… Não somos? Pois que o façamos conosco!

Ponha o dedo em sua própria ferida e descubra onde e por que ela doi.

Por que fazemos o que fazemos da maneira que fazemos?

Jogue limpo consigo. Lembre-se de que somos peritos em nos ludibriar com frases de efeito moral, com auto-vitimização  e empreendedorismos loucos! SIM!

Se você acredita que nunca fez isso, olhe bem francamente para suas decisões e atitudes em momentos de crise, e talvez note um resquício do ato de “lamber suas feridas”.

Bem… O que ele fez ainda não sei… Talvez afogar as mágoas em algum copo de bar. Mas eu acredito na força do diálogo e com certeza em breve teremos o desfecho desta história ou então continuaremos procurando o Destino das Decisões, onde quer que seja esse caminho!

L. Andrade

images

Deixe um comentário

