A CULPA É DO SR. LOBO!

Dia desses , conversando com o Sr. Lobo, uma expressão nos cai aos ouvidos como um pavio a acender uma série de inflamáveis questionamentos, que certamente já estavam aqui dentro de minha flâmula existencial!

“matemática se não for no prazer não rola , como quase tudo na vida”

E estava eu, justamente, conspirando comigo e com aqueles famosos botões que nos ouvem deliberadamente, como se interessados fossem ou pudessem ser !

Mas, eu dizia… apoiada nessa premissa de transformar algo aparentemente ruim ou dificultoso – não me julguem! Sou completamente de humanas!!! As únicas partes da matemática que me chamam atenção, são as incógnitas , por serem representadas por LETRAS! – em algo bom e prazeroso, resolvi remexer o baú da memória numa viagem quase hipnótica, daquelas que ficamos com o olhar fixo, sem piscar!

Em busca de encontrar alguns argumentos em que pudesse trabalhar o referido excerto… Todavia, a mente agitada de uma prosa poética, como esta que vos escreve, desesperou-se!

Tentei usar de argumentos e muitos subterfúgios de insatisfação moderna para malograr esta postagem… Acreditem! Às vezes, os sabotadores somos nós!!

E eis que uma luz surge no alto de minha consciência !!!Simmm!

Lembrei-me de poucos anos atrás  – poucos mesmo – quando frequentava um cursinho pré-vestibular, e adorava minhas aulas de sexta-feira!!

O motivo: era inglês!

Se eu apreciava a matéria? Não… Depois de 8 anos sendo obrigada a “decorar” as mesmas regras “desconexas” ministradas por quem não tinha mais expectativas de vida e nem de carreira; que nao reciclava conhecimentos e nem métodos e que esperava apenas a tão almejada “hora de aposentar”, é claro que eu não tinha o menor apreço por essa matéria!

Lembrem-se , sou de humanas, deveria borbulhar corações !

Contudo, durante as aulas nesse cursinho, em que  fui agraciada FABULOSAMENTE com uma bolsa de estudos, pois não poderia cursá-lo por recursos próprios, conheci uma pessoa pela qual me apaixonei e então todas as sextas-feiras eram maravilhosas, encantadoras e produtivas – apesar das aulas de física que a antecedia !

Eu pensei em desistir quando ela disse:

“A gramática inglesa é como matemática” !!

Eu não poderia surtar sob um pretexto melhor !! Mas, no desenrolar das aulas a surpresa logo veio! Aquelas regras “insanas” para mim fizeram sentido e era como uma engrenagem em perfeito funcionamento!

Uma pena pesada para mim, e talvez decepcionante para vós, que eu não me recorde do nome daquela que me ensino mais do que regras gramaticais ou vocábulos estrangeiros. Posso recordar-me de sua paixão contagiante  ao ensinar e até de sua maneira de “tremer” os erres, mas não do nome.

Okay! Alguns demagogos vão dizer que os anos anteriores foram de preparo para tal docente…

Ah, se ela não fosse apaixonada pelo que faz!!Se não tivesse PRAZER em ensinar !!

Quantas atividades e tarefas diárias estamos submetendo em nossas agendas e rotinas, sem nem sequer analisarmos a coerência de tal programação? O mais fácil parece ser repudiar as atividades, procrastiná-las, mas porquê nunca refletimos sobre elas?

A rotina da vida e o “acelerômetro” mundial parecem  agitar nossos neurônios de tal maneira que nossas percepções se perdem em meio a tantas fases, nuances e atividades. Cono que embaçando nossa consciência e raciocínio lógico…

A finalidade desse texto é que , você leitor, REFLITA, REPENSE, REVEJA, RESPIRE, RENOVE sua rotina,  não a pratique mecanicamente como se fosse uma máquina; pode parecer estranho dizer que rotina pode ser algo bom, mas pode!

A questão está justamente em ter PRAZER nela! “Sem prazer, não rola” – disse o Sr. Lobo.


Se eu domino o idioma? Não! Mas, não o detesto mais!  Aprendi a ter prazer nessa empreitada estudantil!

E esse texto só chegou aqui por “culpa” do Sr. Lobo!!!

Um Sr. Lobo atiçador de questinamentos tão salutares!!  ❤

Deixe um comentário

